terça-feira, 30 de novembro de 2010

Estilos de Aprendizagem

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

        
  
         Sabemos que cada sujeito dispõe de um sistema próprio de aprendizagem. A maneira pessoal de aprender muitas vezes é inconsciente. Este sistema individual está ligado a uma serie de fatores, desde os canais sensoriais mais receptivos , desenvolvimento  cognitivo, afetivo, fatores ambientais e outros tantos. Em se tratando da aprendizagem de adultos, uma das vertentes que muito tem contribuído para o desenvolvimento desta área é a que preocupa-se com os Estilos de Aprendizagem. 
          Estilos de Aprendizagem  são características internas, nem sempre conscientes. São estilos preferidos de percepção e cognição de cada sujeito.  São “traços  afetivos, cognitivos e  fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem  interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem.
         Os estilos de aprendizagem podem ser: auditivos, visuais e cinestésicos.
         Um indivíduo pode carregar unicamente um estilo ou então uma mescla de estilos. Existem alguns testes no mercado onde algumas perguntas são colocadas e que, conforme as respostas, direcionam o estilo da pessoa.
         Os visuais são aquelas pessoas que aprendem melhor ao ver, como por exemplo assistindo um vídeo, vendo uma imagem, etc.
         Os auditivos, aprendem melhor ouvindo, como por exemplo uma aula teórica de um professor em uma sala de aula.
         Os cinestésicos, aprendem melhor quando, por exemplo, assistem uma palestra mas manipulam uma caneta, ou escrevem aquilo que escutam ou quando executam algo prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário